sexta-feira, 15 de junho de 2012

Atividade 2.4 Conceituando hipertexto coletivamente

-->
Atividade 2.4 Aluna :Marlei da silva Campos


Para Edvani Maria O hipertexto pode ser “uma faca de dois gumes”, salientando que se não estivermos bem preparados e orientados para a pesquisa ela vai nos levar a caminhos bem diferentes e ao invés de aumentar o conhecimento, não vai acontecer à intertextualidade que o leitor do hipertexto buscava no inicio da pesquisa. Sara Alves Cita que sentiu a facilidade do hipertexto digital por não ter que buscar em um dicionário o significado de determinados termos não conhecidos, sendo muito mais simples clicar no link que nos remete a página seguinte correspondente. Ana Claudia Sá percebeu a presença de vários links que não estavam coerentes com a pesquisa e que se ela não estivesse atenta, poderia se distrair e perder o foco. Diante da análise dos textos podemos perceber que o hipertexto é uma valiosíssima ferramenta aliada à aprendizagem que deve ser usada para tornar a pesquisa mais fácil e atrativa.

QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ


ATIVIDADE 1.1 - QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ

Sou graduada em Educação física, atualmente trabalho na sala de inclusão digital e mesas pedagógicas. Gosto de utilizar as tecnologias no dia a dia e nas atividades de sala de aula, buscando sempre me atualizar, como forma de melhor utilizar os recursos disponíveis, proporcionando as competências e habilidades necessárias ao desenvolvimento dos alunos.
A utilização das tecnologias é uma forma de linguagem que alcança os alunos de todas as idades, utilizar essas ferramentas para contribuição das aulas é de extrema relevância, pois os alunos vão se interessar muito mais pelo assunto e consequentemente aprender. Como professora e também mãe é necessário conhecer estes meios onde nossos alunos e filhos se interagem e passam grande parte do tempo, apesar das dificuldades de se manter inteirado de um mundo que apresenta novidades com tanta frequência.







REGISTRANDO A PRÓPRIA HISTÓRIA


ATIVIDADE 1.2 - REGISTRANDO A PRÓPRIA HISTÓRIA

* O que essa tecnologia oferece de novo?
* Será necessário mudar minha prática pedagógica?
* Quais contribuições essa tecnologia pode trazer para aprendizagem dos
alunos?
A utilização das tecnologias oferece uma variedade de recursos e facilita a comunicação com os alunos, sempre que posso estou conectada em busca de novas informações para me atualizar deste mundo virtual onde meus alunos passam grande parte do seu tempo.
Apesar de utilizar estes recursos ainda temos que quebrar paradigmas e preconceitos com relação ao uso de novas tecnologias, usando estes recursos para potencializar e estimular novas habilidades.
A aprendizagem nos dias atuais requer além do conhecimento especifico o estímulo de maneira prazerosa à construção do conhecimento e uma forma satisfatória de se alcançar este objetivo é a utilização das tecnologias.

EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA


ATIVIDADE 1.3 - EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA

A educação tem que repensar a forma de ensinar, não se consegue mais prender a atenção dos alunos somente com aulas expositivas, dadas no quadro e com a fala. A utilização das novas tecnologias são ferramentas necessárias para a formação de um cidadão com consciência global, articulando e organizando o conhecimento adquirido no meio virtual.

TECNOLOGIAS NA MINHA ESCOLA


TIVIDADE 1.4 - TECNOLOGIA NA MINHA ESCOLA
Computadores: É utilizado para pesquisas na internet produção de textos e softwares educativos, elaboração de atividades, comunicação.
Notebook: Como ferramenta para reproduzir slides, vídeos e aulas afins dos professores na utilização do Datashow.
Retroprojetor: É bastante utilizado por todos da escola para projetar as imagens seja deum documentário sobre a aula, filmes, slides, apresentações dos alunos, fotos, etc.
Caixas amplificadoras: Utilizada durante os eventos escolares e ensaios, reuniões.
Som: Utiliza-se nos eventos, apresentação de conteúdos, ensaios.
Internet: Pesquisas, jogos educativos, testes, comunicação.

Quem sou eu?


Sugestão de aula: Quem sou eu?
Estratégias e recursos da aula
Roda de conversa
Dinâmicas
Conversas com os pais e familiares
Trabalhos diversos (colorir, recortar, etc)
Brincadeiras – músicas e jogos utilizando microsistem e computadores
Álbum da vida(fotos e relatos da família)
Culminância
Mural de Atividades e Álbum – Minha Vida
Apresentação de fotos dos trabalhos diários através do Datashow.
No laboratório de informática:
Utilizar o software Jclic e criar:
um Jogo de Memória com os nomes das crianças
uma atividade de Associação complexa (nome das crianças e alfabeto)
Utilizar a Internet para:
apresentar os vídeos (Youtube das músicas sugeridas: Músicas - Balão Mágico
É tão lindo: - http://www.youtube.com/watch?v=Y92lpGWDBi0
Amigos do Peito -http://www.youtube.com/watch?v=pQ742o18yDo&feature=related)
pesquisar o significado dos nomes (nessa atividade é bom que o professor
pesquise antes e levante sites confiáveis – informações corretas – ao nível da
criança, etc.).
Sugestão:
http://www.dicionariodenomesproprios.com.br/por (colocar cores diferentes os masculinos dos femininos.)


Fichamento


                                                    Quem sou eu???
                                             Diciplina:Interdisciplinar
Tecnologias

Microsistem
Datashow
Computadores
Internet
Impressora
CD


Conteúdos
Nome
Auto-estima
Imagem
Interação com as pessoas (família, escola e grupo social)
Respeito à diversidade.
Oportunidades de Ensino

conhecer a história de seu nome e seu significado;
Identificar os costumes de sua família e do grupo social ao qual pertence;
conhecer e respeitar costumes de outras famílias, grupos sociais e povos.
identificar suas preferências e comportamentos diante do mundo em que vive;
desenvolver a imaginação e a criatividade.

Análise da aula selecionada
Na análise desta aula podemos ver que trabalhar a identidade das crianças é uma das formas mais seguras de favorecer o conhecimento e a convivência entre elas. Ajudando-as a perceberem que também atuam no mundo em que vivem. Auxiliando-as a conhecer-se melhor podemos contribuir para a aceitação do outro, das diferenças e reforçar as atitudes de respeito à diversidade. O envolvimento da família nas atividades escolares também contribui para o desenvolvimento destes educandos, e a utilização de recursos variados contribui de forma que o aprendizado se efetive. A avaliação qualitativa acontece durante todo o processo, havendo sempre que necessário à intervenção do professor.

Aluna: Marlei da Silva Campos

PERCEPÇÕES AO NAVEGAR POR HIPERTEXTOS


unidade_2_2percepcoes_ao_navegar_por_hipertextos_seu_marleicamposs
Fórum, tema: Atividade 2.2, subtema: Experiência de navegar livremente?
PERCEPÇÕES AO NAVEGAR POR HIPERTEXTOS
Ao navegar por um hipertexto, e descobrindo a cada momento novas informações, foi uma experiência bem interessante, pois, apesar de já ter experimentado este tipo de leitura, com as orientações dadas no curso e com objetivo de observar tais percepções, foi possível analisar com mais especificidade de como está navegação pode ser mais abrangente e tornar a aprendizagem mais enriquecedora.
O hipertexto nos permite decidir o rumo a seguir na viagem pela leitura, tornando o tempo e o espaço, em relação à construção textual, flexível. Ele possibilita a livre escolha, por onde começar e em que ordem seguir, agregando-se recursos como sons, imagens, animação tornando-se a consulta mais fácil e atraente.
Esta forma de aprendizagem não é apenas apresentada no formato digital eles já são encontrados em livros onde é organizado por um autor e escritos por vários autores que buscam facilitar a compreensão de cada capítulo na sua individualidade, sem perder a ideia central do autor. Sendo estes livros denominados não lineares.
Ao ler um hipertexto a aquisição do conhecimento se tornou mais ativa pelo fato de poder elaborar livremente, acessando e dando significados novos, onde podemos acrescentar comentários pessoais às informações apresentadas. Através do texto uma palavra ou expressão pode nos remeter a outras gerando intertextualidade. Dando a impressão como se tivéssemos um dicionário incluso no texto.
Apesar de ser uma ferramenta muito útil, se não estivermos bem orientados sobre a busca podemos nos perder nas informações, ao invés de aumentar o conhecimento, não vai acontecer à intertextualidade que o leitor do hipertexto buscava no inicio da pesquisa.

CONCEITUANDO HIPERTEXTO


Atividade 2.3 Aluna: Marlei da Silva campos
Subtema : impressões sobre experiência de navegação
CONCEITUANDO HIPERTEXTO
Hipertextos são textos que apresentam links ou hiperlinks que ao serem clicados, nos direcionam para outros textos, imagens ou sons, de forma a complementar a informação inicial e nos apresentar um novo ponto de vista.

De acordo com Silva (2002), hipertexto é uma teia de conexões (links) de um texto com inúmeros textos.  Assim, forma-se uma grande rede, em que as conexões se interligam, levando-nos de um texto a outro, de forma não linear.Essa nova forma de organizar, criar e interagir e compartilhar o texto muda toda a relação que o leitor tem com a informação "permitindo que ele passe de espectador passivo para a condição de sujeito operativo, participativo" (Silva, 2002).
Estas conexões nos possibilitam a livre escolha do caminho a ser percorrido pelo usuário, agregando-se recursos como sons, imagens, animação tornando-se a consulta mais fácil e atraente. O hipertexto pode ser usado para disponibilizar a informação em catálogo de produtos, apresentação de empresas, softwares educacionais, publicação na Internet, Helps nos CD ROMs, Windows, e outras aplicações.
Utilizado como ferramenta de ensino e aprendizagem, facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidente e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explícita.
O hipertexto e um meio de estruturar um texto de modo a que diferentes níveis de detalhe possam ser acedidos de maneira não seqüencial pelo leitor. O objetivo a esse conceito é o de permitir que o leitor possa desviar o fluxo da leitura para os assuntos referidos, no texto com o intuito de aprofundar a compreensão do texto inicial. A idéia de hipermídia é simples, ao invés de um texto, uma ligação; que pode conter um gráfico, um filme ou ate diferente sons.

Conceituando hipertexto coletivamente


Atividade 2.4 Aluna :Marlei da silva Campos


Conceituando hipertexto coletivamente


Para Edvani Maria O hipertexto pode ser “uma faca de dois gumes”, salientando que se não estivermos bem preparados e orientados para a pesquisa ela vai nos levar a caminhos bem diferentes e ao invés de aumentar o conhecimento, não vai acontecer à intertextualidade que o leitor do hipertexto buscava no inicio da pesquisa. Sara Alves Cita que sentiu a facilidade do hipertexto digital por não ter que buscar em um dicionário o significado de determinados termos não conhecidos, sendo muito mais simples clicar no link que nos remete a página seguinte correspondente. Ana Claudia Sá percebeu a presença de vários links que não estavam coerentes com a pesquisa e que se ela não estivesse atenta, poderia se distrair e perder o foco. Diante da análise dos textos podemos perceber que o hipertexto é uma valiosíssima ferramenta aliada à aprendizagem que deve ser usada para tornar a pesquisa mais fácil e atrativa.