Estratégias e recursos da aula
● Roda
de conversa
● Dinâmicas
● Conversas
com os pais e familiares
● Trabalhos
diversos (colorir, recortar, etc)
● Brincadeiras
– músicas e jogos utilizando microsistem e computadores
● Álbum
da vida(fotos e relatos da família)
Culminância
● Mural
de Atividades e Álbum – Minha Vida
●Apresentação
de fotos dos trabalhos diários através do Datashow.
No
laboratório de informática:
Utilizar
o software Jclic e criar:
● um
Jogo de Memória com os nomes das crianças
● uma
atividade de Associação complexa (nome das crianças e alfabeto)
Utilizar
a Internet para:
● apresentar
os vídeos (Youtube das músicas sugeridas: Músicas
- Balão Mágico
É
tão lindo: - http://www.youtube.com/watch?v=Y92lpGWDBi0
Amigos
do Peito -http://www.youtube.com/watch?v=pQ742o18yDo&feature=related)
● pesquisar
o significado dos nomes (nessa atividade é bom que o professor
pesquise
antes e levante sites confiáveis – informações corretas – ao
nível da
criança,
etc.).
Sugestão:
http://www.dicionariodenomesproprios.com.br/por
(colocar cores diferentes os masculinos dos femininos.)
Fichamento
Quem
sou eu???
Diciplina:Interdisciplinar
Tecnologias
● Microsistem
● Datashow
● Computadores
● Internet
● Impressora
● CD
|
Conteúdos
●Nome
●
Auto-estima
●
Imagem
●Interação
com as pessoas (família, escola e grupo social)
● Respeito
à diversidade.
|
Oportunidades
de Ensino
● conhecer
a história de seu nome e seu significado;
● Identificar
os costumes de sua família e do grupo social ao qual pertence;
● conhecer
e respeitar costumes de outras famílias, grupos sociais e povos.
●identificar
suas preferências e comportamentos diante do mundo em que vive;
●desenvolver
a imaginação e a criatividade.
|
Análise da aula selecionada
Na
análise desta aula podemos ver que trabalhar a identidade das
crianças é uma das formas mais seguras de favorecer o conhecimento
e a convivência entre elas. Ajudando-as a perceberem que também
atuam no mundo em que vivem. Auxiliando-as a conhecer-se melhor
podemos contribuir para a aceitação do outro, das diferenças e
reforçar as atitudes de respeito à diversidade. O envolvimento da
família nas atividades escolares também contribui para o
desenvolvimento destes educandos, e a utilização de recursos
variados contribui de forma que o aprendizado se efetive. A
avaliação qualitativa acontece durante todo o processo, havendo
sempre que necessário à intervenção do professor.
Aluna:
Marlei da Silva Campos
Nenhum comentário:
Postar um comentário