sexta-feira, 15 de junho de 2012

Quem sou eu?


Sugestão de aula: Quem sou eu?
Estratégias e recursos da aula
Roda de conversa
Dinâmicas
Conversas com os pais e familiares
Trabalhos diversos (colorir, recortar, etc)
Brincadeiras – músicas e jogos utilizando microsistem e computadores
Álbum da vida(fotos e relatos da família)
Culminância
Mural de Atividades e Álbum – Minha Vida
Apresentação de fotos dos trabalhos diários através do Datashow.
No laboratório de informática:
Utilizar o software Jclic e criar:
um Jogo de Memória com os nomes das crianças
uma atividade de Associação complexa (nome das crianças e alfabeto)
Utilizar a Internet para:
apresentar os vídeos (Youtube das músicas sugeridas: Músicas - Balão Mágico
É tão lindo: - http://www.youtube.com/watch?v=Y92lpGWDBi0
Amigos do Peito -http://www.youtube.com/watch?v=pQ742o18yDo&feature=related)
pesquisar o significado dos nomes (nessa atividade é bom que o professor
pesquise antes e levante sites confiáveis – informações corretas – ao nível da
criança, etc.).
Sugestão:
http://www.dicionariodenomesproprios.com.br/por (colocar cores diferentes os masculinos dos femininos.)


Fichamento


                                                    Quem sou eu???
                                             Diciplina:Interdisciplinar
Tecnologias

Microsistem
Datashow
Computadores
Internet
Impressora
CD


Conteúdos
Nome
Auto-estima
Imagem
Interação com as pessoas (família, escola e grupo social)
Respeito à diversidade.
Oportunidades de Ensino

conhecer a história de seu nome e seu significado;
Identificar os costumes de sua família e do grupo social ao qual pertence;
conhecer e respeitar costumes de outras famílias, grupos sociais e povos.
identificar suas preferências e comportamentos diante do mundo em que vive;
desenvolver a imaginação e a criatividade.

Análise da aula selecionada
Na análise desta aula podemos ver que trabalhar a identidade das crianças é uma das formas mais seguras de favorecer o conhecimento e a convivência entre elas. Ajudando-as a perceberem que também atuam no mundo em que vivem. Auxiliando-as a conhecer-se melhor podemos contribuir para a aceitação do outro, das diferenças e reforçar as atitudes de respeito à diversidade. O envolvimento da família nas atividades escolares também contribui para o desenvolvimento destes educandos, e a utilização de recursos variados contribui de forma que o aprendizado se efetive. A avaliação qualitativa acontece durante todo o processo, havendo sempre que necessário à intervenção do professor.

Aluna: Marlei da Silva Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário