sexta-feira, 15 de junho de 2012

PERCEPÇÕES AO NAVEGAR POR HIPERTEXTOS


unidade_2_2percepcoes_ao_navegar_por_hipertextos_seu_marleicamposs
Fórum, tema: Atividade 2.2, subtema: Experiência de navegar livremente?
PERCEPÇÕES AO NAVEGAR POR HIPERTEXTOS
Ao navegar por um hipertexto, e descobrindo a cada momento novas informações, foi uma experiência bem interessante, pois, apesar de já ter experimentado este tipo de leitura, com as orientações dadas no curso e com objetivo de observar tais percepções, foi possível analisar com mais especificidade de como está navegação pode ser mais abrangente e tornar a aprendizagem mais enriquecedora.
O hipertexto nos permite decidir o rumo a seguir na viagem pela leitura, tornando o tempo e o espaço, em relação à construção textual, flexível. Ele possibilita a livre escolha, por onde começar e em que ordem seguir, agregando-se recursos como sons, imagens, animação tornando-se a consulta mais fácil e atraente.
Esta forma de aprendizagem não é apenas apresentada no formato digital eles já são encontrados em livros onde é organizado por um autor e escritos por vários autores que buscam facilitar a compreensão de cada capítulo na sua individualidade, sem perder a ideia central do autor. Sendo estes livros denominados não lineares.
Ao ler um hipertexto a aquisição do conhecimento se tornou mais ativa pelo fato de poder elaborar livremente, acessando e dando significados novos, onde podemos acrescentar comentários pessoais às informações apresentadas. Através do texto uma palavra ou expressão pode nos remeter a outras gerando intertextualidade. Dando a impressão como se tivéssemos um dicionário incluso no texto.
Apesar de ser uma ferramenta muito útil, se não estivermos bem orientados sobre a busca podemos nos perder nas informações, ao invés de aumentar o conhecimento, não vai acontecer à intertextualidade que o leitor do hipertexto buscava no inicio da pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário