unidade_2_2percepcoes_ao_navegar_por_hipertextos_seu_marleicamposs
Fórum, tema:
Atividade 2.2, subtema: Experiência de navegar livremente?
PERCEPÇÕES
AO NAVEGAR POR HIPERTEXTOS
Ao navegar por um hipertexto, e descobrindo a cada momento novas
informações, foi uma experiência bem interessante, pois, apesar de
já ter experimentado este tipo de leitura, com as orientações
dadas no curso e com objetivo de observar tais percepções, foi
possível analisar com mais especificidade de como está navegação
pode ser mais abrangente e tornar a aprendizagem mais enriquecedora.
O hipertexto nos permite decidir o rumo a seguir na viagem pela
leitura, tornando o tempo e o espaço, em relação à construção
textual, flexível. Ele possibilita a livre escolha, por onde começar
e em que ordem seguir, agregando-se recursos como sons, imagens,
animação tornando-se a consulta mais fácil e atraente.
Esta forma de aprendizagem não é apenas apresentada no formato
digital eles já são encontrados em livros onde é organizado por um
autor e escritos por vários autores que buscam facilitar a
compreensão de cada capítulo na sua individualidade, sem perder a
ideia central do autor. Sendo estes livros denominados não lineares.
Ao ler um hipertexto a aquisição do conhecimento se tornou mais
ativa pelo fato de poder elaborar livremente, acessando e dando
significados novos, onde podemos acrescentar comentários pessoais às
informações apresentadas. Através do texto uma palavra ou
expressão pode nos remeter a outras gerando intertextualidade. Dando
a impressão como se tivéssemos um dicionário incluso no texto.
Apesar de ser uma ferramenta muito útil, se não estivermos bem
orientados sobre a busca podemos nos perder nas informações, ao
invés de aumentar o conhecimento, não vai acontecer à
intertextualidade que o leitor do hipertexto buscava no inicio da
pesquisa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário