CONVIVENDO BEM NA INTERNET: UMA AVENTURA SEGURA
Coautor(es)
Fátima Rezende Naves Dias, Liliane dos Guimarães
Alvim Nunes, Lucianna Ribeiro de Lima
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino
|
Componente Curricular
|
Tema
|
Ensino Fundamental Inicial
|
Ética
|
Respeito mútuo
|
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com
esta aula
1. Avaliar os riscos e os cuidados necessários ao
utilizar a internet, nos diversos espaços sociais: família, escola, lan-house,
clubes, hotéis e outros.
2. Reconhecer a importância do uso dos recursos
tecnológicos, de forma respeitosa e criteriosa, tendo em vista o cuidado
consigo mesmo e com o outro.
Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados
pelo professor com o aluno
Professor, os conceitos e informações trabalhados
na aula intitulada “Orkut e MSN: as pessoas têm por opção ou por
pressão?", são elementos facilitadores para o desenvolvimento da aula, uma
vez que os alunos poderão utilizar os conhecimentos adquiridos nas discussões e
atividades propostas nesta aula.
Estratégias e recursos da aula
1ª ATIVIDADE: Para iniciar a aula, o professor convidará os
alunos para assistir ao vídeo de animação “O uso responsável da
internet” (2º vídeo), disponível no sítiohttp://hosting.pop.com.br/educando/videos.php?vid=01
Após assistir ao vídeo, os alunos deverão fazer
comentários, trocar idéias e experiências, fazer perguntas ou esclarecer
dúvidas acerca do tema tratado no vídeo. Para enriquecer a discussão, o
professor também poderá lançar algumas questões como: As pessoas têm utilizado
a internet de forma responsável, segura? Em quais situações? E você, como tem
usado a internet? Em sua casa há regras quanto ao uso da internet? Quais são
elas? Você cumpre ou não as regras estabelecidas?
Em seguida, o professor apresentará
dois vídeos de curta-metragem, que retratam situações de risco relativas à
utilização da internet, acessando os sítios http://www.youtube.com/watch?v=ESxcGbzfmG0&feature=related “Você sabe com quem está falando?
Criança mais segura na internet”
Na sequência, o professor deverá incentivar os
alunos a expressar o que sentiram e perceberam ao assistir os vídeos, a
identificar os riscos abordados nos curta-metragens quanto à utilização da
internet, a relatar situações parecidas vivenciadas por eles ou por pessoas
conhecidas em diferentes contextos sociais (família, escola, lan-house, dentre
outros).
2ª ATIVIDADE: Para ampliar as discussões a respeito dos riscos
e cuidados necessários à utilização dos diversos recursos tecnológicos, o
professor deverá distribuir a cada aluno cópia da reportagem de Bruno Lima,
intitulada “Lições para uma aventura segura” a ser lida e discutida pela
turma:
Lições
para uma aventura segura
Seja num blog ou no Orkut, lembre que
tudo o que você escreve na rede pode ser lido (e até copiado) por milhões de
pessoas.
Bruno Lima
Da reportagem local: Primeira lição de quem se
aventura pela internet, a rede que interliga os computadores do mundo todo:
você nunca está sozinho. Há sempre milhões de pessoas também navegando por ali.
Isso significa que tudo que você escreve na
internet – em um blog ou no Orkut, por exemplo – pode ser lido (e até copiado)
por esses mesmos milhões de pessoas.
A idéia não é ficar assustado e abandonar a
internet. Mas não dá para fingir que ter um blog ou um fotolog é o mesmo que
ter um diário ou um álbum de fotos guardados no armário.
O lado bom dessa multidão estar conectada a você é
poder visitar até sites criados em países distantes e aprender sobre todos os
assuntos.
O lado ruim é que alguém pode se aproveitar dessa
grande rede para prejudicar outras pessoas. Para não correr o risco de cair
numa fria, fique de olho na “netiqueta” – o conjunto de regras da convivência
na internet, que até virou tema de aula em alguns colégios de São Paulo (veja
abaixo).
Nessas aulas, uma das primeiras coisas ensinadas é
que quem faz algo errado pela internet também pode ser descoberto e punido. A
tecnologia permite, por exemplo, encontrar quem enviou uma mensagem falando mal
de outra pessoa.
Não é difícil encontrar histórias de crianças que
usaram a senha do amigo para mandar um e-mail como se fosse ele ou que criaram
um site ou uma comunidade no Orkut só para xingar alguém. Essas coisas, além de
brincadeiras sem graça, podem virar casos de polícia.
“NETIQUETA”
Dez dicas para conviver bem na
internet:
1.
Não divulgue dados pessoais, como nome
da escola, seu endereço, telefone ou celular (inclusive dos seus pais).
2.
Só escreva na internet coisas que você
não se importaria que o mundo todo ficasse sabendo.
3.
Avise seus pais sempre que surgir algo
que te incomoda.
4.
Não combine encontros pela net com uma
pessoa que você não conhece “ao vivo”; conte a seus pais se alguém insistir.
5.
Não mande fotos suas para
desconhecidos.
6.
Não responda a mensagens maldosas.
7.
Combine com seus pais quais serão as
regras para ficar on-line: acerte tempo e horários.
8.
Não passe sua senha de e-mail ou
de sites a ninguém além dos seus pais – nem para os melhores amigos!
9.
Respeite a privacidade dos
outros.
10. Regrinha de ouro: não faça nada que não
gostaria que fizessem com você, ou seja, nada de mensagens maldosas no blog dos
outros.
Fonte: Folha de São Paulo, 20 de maio
de 2006 (Professor, apesar deste texto ser datado de 2006, ainda se mantém
atual, com linguagem clara, objetiva e apropriada para crianças do Ensino
Fundamental. Para complementar e ampliar as informações sobre as regras de
conviver bem na internet, você também poderá acessar o sítio http://ceducacao.blogspot.com/ "Curso de extensão – Atividade
Netiqueta").
Ao concluir a leitura do texto, os alunos, com a
mediação do professor, deverão fazer comentários referentes às idéias expressas
na reportagem e em relação às regras da convivência na internet (“Netiqueta”),
se posicionando em relação a elas de forma reflexiva, crítica e com respeito às
diferentes opiniões (Professor, nesse momento, você poderá reafirmar a
importância de utilizar os recursos tecnológicos de forma respeitosa e
criteriosa, cuidando de si e do outro).
Em seguida, os alunos deverão elaborar uma síntese
coletiva contendo os riscos e cuidados necessários à utilização da internet.
3ª ATIVIDADE: Neste momento, professor e alunos poderão
convidar professores das áreas de Língua Portuguesa, de Informática, de Matemática
e outros que se interessarem pelo tema para a realização de uma atividade
interdisciplinar. Inicialmente, os alunos deverão compartilhar o trabalho já
desenvolvido em sala de aula relativo à temática proposta. Dando continuidade,
os alunos e professores envolvidos, deverão fazer o seguinte levantamento: o
que já sabem a respeito do uso responsável e seguro da internet e o que ainda
gostariam de saber sobre este tema. Em seguida, deverão pesquisar na internet,
em jornais, revistas dentre outros, novas informações, curiosidades, notícias
que correspondam ao que ainda querem conhecer e esclarecer acerca da temática.
Para a organização das informações pesquisadas, a colaboração dos professores
de diferentes áreas do conhecimento também será de grande importância, pois
cada um em sua especificidade, ampliará a análise e sistematização destas
informações, podendo utilizar diferentes recursos escolhidos pelo grupo (ex:
Professor de Língua Portuguesa: leitura, interpretação e escrita de diferentes
gêneros discursivos relativos ao tema, tais como: notícias, textos
informativos, histórias, sínteses, resumos e outros; Professor de Matemática:
trabalho com porcentagens, tabelas, gráficos etc; Professor de Informática:
utilização de diferentes recursos tecnológicos, a linguagem apropriada ao tema
etc).
Posteriormente, como forma de socializar o trabalho
realizado, professores e alunos deverão iniciar um movimento na escola,
divulgando a cada dia algumas informações discutidas e pesquisadas por eles,
como por exemplo: folhetos com as dicas para conviver bem na internet:
“netiqueta”; cartazes com curiosidades sobre a internet: “Você sabia que...”;
notícias atuais sobre o tema e outras informações que julgarem interessantes.
Poderão afixá-las nos murais da escola e/ou transmiti-las no recreio,
utilizando microfone ou na rádio da escola, se houver.
Recursos Complementares
Professor, como complemento para a
aula, você poderá utilizar o vídeo “Olhar digital- crianças e internet”,
acessando o sítio
Também para ampliar as informações a
respeito dos “Perigos da internet”, você poderá assistir ao
vídeo disponível no sítio
Avaliação
A avaliação deverá ser contínua, processual,
diagnóstica.
Auto-avaliação dos alunos (oral ou
por escrito): Participação individual e grupal
nos diferentes momentos da aula.
Avaliação dos alunos pelo professor: Respeito aos momentos de fala e de escuta e às
opiniões dos colegas. Envolvimento e participação dos alunos durante as
atividades propostas. O professor deverá verificar se os alunos foram capazes
de: discutir e avaliar de forma crítica os riscos e cuidados necessários à
utilização da internet; reconhecer a importância de utilizar os recursos
tecnológicos de forma respeitosa e criteriosa; elaborar síntese coletiva;
pesquisar, organizar e compartilhar informações sobre a temática da aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário