quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Atividade 4.7


Currículo é um projeto que determina os objetivos da educação escolar e propõe um plano de ação adequado para alcançar tal finalidade. Supõe selecionar, de tudo aquilo que vai ser ensinado de forma concreta. O currículo especifica o que, como e quando ensinar, o que é como e quando avaliar.
 O uso das tecnologias potencializa o desenvolvimento das atividades realizadas no contexto escolar. As tecnologias podem trazer contribuições significativas ao desenvolvimento do currículo se houver clareza da intencionalidade pedagógica. A integração de diferentes mídias, nas ações implementadas pela escola, no cotidiano, possibilita de forma atual, questionadora e motivadora a consolidação de fato, de uma aprendizagem mais coerente e significativa, tornando possível uma maior e melhor parceria com a realidade do aluno.
Para a tecnologia estar efetivamente integrada ao contexto escolar, primeiramente e necessário um investimento na estrutura física escolar e na formação humana. Sendo que pedagogicamente o uso das tecnologias propicia condições para que se possam identificar as dificuldades e os avanços dos alunos, bem como reconhecer o que foi trabalhado do currículo preestabelecido, ou seja, trata-se de uma ferramenta extremamente atual e eficaz no processo de ensino aprendizagem.
Estamos vivenciando uma revolução tecnológica, em todos os sentidos e essa evolução vem ocorrendo de forma muito rápida em muitos setores da sociedade, que não tem conseguindo acompanhar essa evolução, dentre eles a educação escolar, cujos currículos, se mantêm desarticulados com a realidade tecnológica, considero que ao se trabalhar projeto na escola cria-se para o aluno, uma oportunidade de sair da passividade e colocar-se diante de oportunidades de participar ativamente de seu processo de construção do conhecimento, ou seja, e a uma forma de conciliar o currículo como proposta pedagógica de aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário