Currículo é um projeto que determina os objetivos da educação escolar e
propõe um plano de ação adequado para alcançar tal finalidade. Supõe
selecionar, de tudo aquilo que vai ser ensinado de forma concreta. O currículo
especifica o que, como e quando ensinar, o que é como e quando avaliar.
O uso das
tecnologias potencializa o desenvolvimento das atividades realizadas no
contexto escolar. As tecnologias podem trazer contribuições significativas ao
desenvolvimento do currículo se houver clareza da intencionalidade pedagógica.
A integração de diferentes mídias, nas ações implementadas pela escola, no
cotidiano, possibilita de forma atual, questionadora e motivadora a
consolidação de fato, de uma aprendizagem mais coerente e significativa,
tornando possível uma maior e melhor parceria com a realidade do aluno.
Para a tecnologia estar efetivamente integrada
ao contexto escolar, primeiramente e necessário um investimento na estrutura
física escolar e na formação humana. Sendo que pedagogicamente o uso das
tecnologias propicia condições para que se possam identificar as dificuldades e
os avanços dos alunos, bem como reconhecer o que foi trabalhado do currículo
preestabelecido, ou seja, trata-se de uma ferramenta extremamente atual e
eficaz no processo de ensino aprendizagem.
Estamos vivenciando uma revolução tecnológica,
em todos os sentidos e essa evolução vem ocorrendo de forma muito rápida em
muitos setores da sociedade, que não tem conseguindo acompanhar essa evolução,
dentre eles a educação escolar, cujos currículos, se mantêm desarticulados com
a realidade tecnológica, considero que ao se trabalhar projeto na escola
cria-se para o aluno, uma oportunidade de sair da passividade e colocar-se
diante de oportunidades de participar ativamente de seu processo de construção
do conhecimento, ou seja, e a uma forma de conciliar o currículo como proposta
pedagógica de aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário